Dicas de Praias perto da Morada
- larissashanti
- 31 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de fev.
Floripa é cheia de praias icônicas! Perto da Morada temos duas das praias mais badaladas de Floripa: a Joaquina, lar para os grandes surfistas e para os restaurantes de pé na areia. E a Mole, lar para uma paisagem exuberante, um lado montanha e do outro lado o costão.
Além dessas, temos outras praias que precisam entrar no seu roteiro. Então vamos destrinchar cada uma destas belezuras:
NOVO CAMPECHE: À 25/30 minutos da Morada (quando não há trânsito) a praia do Novo Campeche é perfeita para adultos e para aqueles que vão em grupo. O mar é bom para surfe, bom para pegar jacaré, bodyboard, nadar... mas tem que ficar atento às bandeiras vermelhas, pois, diferente da Barra da Lagoa, o mar é mais fundo. O bom da praia do Novo Campeche é que você pode passar o dia inteiro só nessa região. Está com fome: ali na frente tem um restaurante/cafeteria chamado Paradiso. Do lado dele, o Yuca é perfeito para comer um almoço completo. Na volta, você pode ainda parar no Cumbuca ou no café Decor, na Osni Ortiga. Aproveita e dá uma caminhada e observa a mágica da ilha querendo te fazer ficar por aqui.
JOAQUINA: Como disse antes, a Joaquina é a terra dos surfistas de Florianópolis. Pouco antes do Yago Dora ganhar o prêmio do circuito mundial de surf, lá estava ele, entre a Joaca e o Campeche, surfando. Se você der sorte, poderá vê-lo cortando as ondas na região. Você pode aproveitar e fazer sandboard pelas dunas, comer um açaí na beira do mar e jogar um vôlei de praia nas quadras abertas das rendeiras. Da Morada até a Joaquina, sem trânsito, você levará em torno de 15 minutos.
TRILHA DO GRAVATÁ: Entre a Joaquina e a Mole, existe uma prainha escondida que só se chega por trilha. Para os que gostam de caminhar, você levará em torno de 30 a 45 minutos, bordeando a área que adentra o mar, com vista para a Praia Mole. No final da trilha, você chegará a uma área onde poderá descer para a prainha ou subir nos costões. Leve água e lanchinho, pois, mesmo que não seja muito longe, na região dos costões não tem proteção para o sol e vai bater a sede.
MOLE: A Praia Mole é para os nadadores mais habituados, pois suas águas fundas e turquesas podem assustar os iniciantes. Isso não significa que não valha a pena a visita, afinal, tem uma das paisagens mais bonitas da Ilha. Se quiser ficar lá o dia inteiro, bem à direita da praia você encontrará o Baruc, restaurante de comidas naturais e frescas. Se você prefere comer com o pé na areia, sugiro caminhar mais para a esquerda da praia. E se você quer um drink, aí é melhor ir para perto do costão e aproveitar o bar de areia. Da Morada à Mole você levará, sem trânsito, em torno de 15 a 20 minutos.
GALHETA: Não precisa ser alternativo para ir na Galheta, mas não dá para ser do tipo incomodado. Afinal, a roupa não é obrigatória, mas que cada um cuide do seu nariz é lei nessa praia. Como a praia de nudismo mais conhecida da ilha, por um certo preconceito dos turistas, ela virou nossa joia protegida. Poucos vão e sua beleza continua reclusa. Então, se você conseguir manter seus olhos só para a paisagem e fazer como os manézinhos, manter esse retiro em silêncio, vale a pena a visita, pois é de tirar o fôlego.
BARRA DA LAGOA: A última praia da nossa lista de praias próximas a Morada. Para chegar na Barra você pode ir tanto de barco quanto de carro, dando a volta na lagoa. De carro, você levará, sem trânsito, em torno de 30 a 35 minutos. Apesar de ser um pouco mais longe, esta praia precisava vir para a lista, já que é o local ideal para aqueles que querem fazer esportes na praia ou comer um bom fruto do mar sem sair da areia. A Barra tem de tudo, praia extensa para você caminhar, comida e mesinhas na areia, aulas de surf, banco de areia para você entrar bem fundo no mar... É a praia para todos os gostos de Floripa. Se der tempo, você ainda pode passar no Projeto Tamar e interagir com as tartarugas resgatadas. Na época correta, você ainda pode participar da soltura dos filhotes e ver as pequenininhas ocuparem o areial da praia em sua batalha para chegar ao mar.



Comentários